Planejamento Urbano

Dia 21 de novembro de 2011 em Notícias por Wilker Gléria

O Planejamento Urbano é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento ordenado dos municípios, garantindo qualidade de vida à sua população e permitindo que o poder público possa ter uma visão geral da ocupação das cidades e uma perspectiva de futuro, prevendo situações que possam gerar desequilíbrios socioambientais e econômicos para a sociedade.

 

O Plano Diretor deve ser o norteador do planejamento e a população deve ser convidada a participar de todo o processo, de maneira clara e irrestrita, tornando as ações propostas e aprovadas a expressão plena dos anseios da comunidade em sua maioria, nunca valorizando o interesse de grupos minoritários, sobretudo aqueles economicamente e politicamente interessados no tema.

Rod. Alexandre BalboTemos visto diariamente na imprensa fatos que nos remetem a uma reflexão profunda dos rumos do desenvolvimento urbano em Guaíra, pois temos problemas que se arrastam por décadas, como as enchentes, que podem ser agravados pela expansão da urbanização não planejada. O incremento de áreas impermeabilizadas pelo asfalto, construções residenciais e comerciais está diretamente relacionado com a redução de áreas de infiltração de águas pluviais que passarão a correr sobre estas superfícies, contribuindo para a ocorrência inundações. A autorização de novos loteamentos residenciais, industriais ou para outros fins deve ser pensada considerando seus impactos a médio e longo prazos, prevendo-se a implantação de sistemas de drenagem das águas pluviais, sua localização, a proximidade de rodovias e indústrias, bem como outros fatores ambientais inerentes ao desenvolvimento planejado. A construção de residências adjacentes a empresas pode gerar vários desconfortos ambientais como exposição a ruídos, materiais em suspensão no ar e odores desagradáveis. Já, a proximidade de rodovias, além dos ruídos, pode gerar abalos na estrutura do imóvel devido ao trânsito de veículos pesados. Outro ponto importante a ser considerado em loteamentos é o desnível entre o lote e a rua, o qual gera necessidade de aterramento, provocando acréscimo no custo do bem adquirido e desequilíbrios ambientais, uma vez que a terra utilizada será retirada de outro local, que muitas vezes não é licenciado para tal finalidade.

 

Diante de tais fatos, é importante que o consumidor fique atento durante a aquisição de bens imóveis e que a população cobre ações do poder público para que Guaíra não seja manchete dos noticiários devido aos problemas oriundos da falta de planejamento e comprometimento público com as questões socioambientais municipais.

 

Foto: Google earth Rod. Alexandre Balbo

Veja mais Notícias


Wilker Gléria

Autor: Wilker Gléria

Wilker é biólogo e mestre em ciências pela USP, professor do ensino médio e do ensino técnico.

TáOkey® - Todos Direitos Reservados.
© 2011-2014 - taokey.com.br